sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Prova Comentada - Banrisul 2010 - Conhecimentos Bancários

Olá pessoal.
O Banrisul abriu concurso para o cargo de escriturário com 300 vagas. Não perca esta grande oportunidade de trabalhar nesta grande empresa.
Neste post estamos disponibilizando a prova comentada (conhecimentos bancários) do último concurso, realizado em 2010 pela Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos – FDRH.
Boa sorte a todos.

Questão 41.
Considere as seguintes afirmações sobre o Sistema Financeiro Nacional (SFN).
I. O Banco Central do Brasil é o órgão responsável pela determinação da meta de inflação, de acordo com o Sistema de Metas de Inflação adotado no Brasil.
II. O Comitê de Política Monetária (COPOM), composto por membros da Diretoria do Banco Central do Brasil, é quem fixa a meta para a taxa SELIC.
III. O Conselho Monetário Nacional (CMN), órgão normativo máximo do SFN, tem como atribuição a emissão de papel-moeda e da moeda metálica e a execução dos serviços do meio circulante.

Quais estão corretas?
a) apenas a I
b) apenas a II
c) apenas a III
d) apenas a I e a II
e) apenas a II e a III

I – O responsável por determinar a meta de inflação não é o Bacen, é o Conselho Monetário Nacional.
II- Correta.
III – A emissão do papel moeda e a execução dos serviços de meio circulante não é atribuição do CMN, é do Banco Central.

Resposta: B


Questão 42.
Com referência ao multiplicador bancário, pode-se afirmar que,
I. quanto maior for o depósito compulsório (reservas compulsórias), menor será o multiplicador bancário, mantidas constantes as demais circunstâncias.
II. quanto menor for o encaixe técnico (reservas voluntárias) dos bancos, menor será o multiplicador bancário, mantidas constantes as demais circunstâncias.
III. quanto maior for a taxa SELIC, maior tende a ser o multiplicador bancário, mantidas constantes as demais circunstâncias.

Quais afirmações estão corretas?
a) apenas a I
b) apenas a II
c) apenas a III
d) apenas a I e a II
e) I, II e a III

A variável que altera o multiplicador bancário é o depósito compulsório. Quanto maior este for, menor será o multiplicador bancário, quanto menor, maior o multiplicador bancário. São inversamente proporcionais.
O depósito compulsório é uma forma do Banco Central regular a quantidade de dinheiro na economia.

Resposta: A


Veja o restante da prova em www.concursosdebancos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário